Encontro do UCA em Porto Velho - RO


Turma do Acre no 2º Encontro do UCA


Aconteceu nos dias 04 e 05 de novembro último o Segundo Encontro de Formação do Projeto UCA com os professores da UNICAMP (IES GLOBAL), responsáveis pelas equipes de formação e acompanhamento das equipes das IES Locais e NTE/NTEM da Região Norte (Estados de Rondônia, Acre e Pará), para dar continuidade à preparação das equipes de formadores das IES Locais e representantes das Secretarias Estaduais de Educação, NTE e NTEM para a implantação do projeto UCA e a formação na escola dos estados do Acre, Rondônia e Pará.  Infelizmente, por problemas operacionais, o estado do Pará foi impedido de participar do referido encontro.

O Encontro foi produtivo com intensa troca de informações entre os participantes, além de dicas de operacionalização do E-proinfo, informações sobre o funcionamento da rede UCA em Rondônia com o técnico do NTE de Rondônia, Sr. Lucivânio, além de discussões em grupo de soluções para questões como estratégias de formação de professores, de gestão e discussão técnica.  

Os documentos utilizados nesse encontro podem ser baixados no site da Unicamp no endereço: www.nied.unicamp.br/ucaunicamp

A programação das atividades desenvolvidas no 2º Encontro estão apresentadas a seguir:


Dia 04.11.10 
MANHÃ
8:00h
- Abertura do evento: Valmir Souto (SEDUC-RO), Leonir Santos (UNIR) e Maria Cecília (Unicamp);

Das 9h às 12h30min
Tema: Situação da implantação do Projeto UCA-Unicamp Norte

- Síntese da atual situação de implantação do projeto UCA e do Curso Formação Brasil nos três estados, a partir dos dados contidos nos relatórios enviados pelas equipes: Equipe UCA-Unicamp.

- Levantamento das atuais dificuldades e discussão de estratégias para encaminhamento de soluções: Equipe UCA-AC, Equipe UCA-PA e Equipe UCA-RO.

TARDE
14h ás 17h
Tema: Curso Formação Brasil

- Apresentação da organização do conteúdo, dos encaminhamentos e resultados do módulo 1 feitos em cada estado: Equipe UCA-AC, Equipe UCA-PA e Equipe UCA-RO.

- Instrumentos para registro e sistematização das ações do Curso Formação Brasil Acre nas escolas: Apresentação de exemplos de instrumentos para levantamento de dados, planejamento de atividades com laptop em sala de aula: Equipe UCA-Unicamp.
- Construção/revisão de instrumentos a serem utilizados pelas equipes: Equipe UCA-AC, Equipe UCA-PA e Equipe UCA-RO.

- Reflexão sobre o conteúdo dos módulos 2, 3 (a,b), 4 e 5: experiências de adequação aos prazos determinados pelo MEC e à disponibilidade dos professores para participar do curso no contexto de SP: Equipe UCA-Unicamp.

Dia 05.11.10 
MANHÃ
9h ás 10h30min
Tema: Formação de professores

- Pensando sobre “Cenários de uso” dos laptops nas escolas: Reflexão sobre “cenários viáveis” e como eles se alinham ao processo de formação dos professores.

- Discussões em grupo a partir de atividade encaminhada pela Equipe UCA-Unicamp.

- Apresentação das reflexões dos grupos.

- Oficina com o laptop: conteúdos e aplicativos

TARDE

14h ás 17h30min
Tema: Plano de ação e próximos passos.

- Espaço aberto para considerações dos participantes.

PARTICIPANTES:
Pesquisadores das IES, Representantes das SE, Coordenadores do Projeto UCA e Multiplicadores dos NTE/ NTM

APOIO:
Secretaria de Estado da Educação de Rondônia - SEDUC-RO
Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Secretaria de Educação a Distância SEED/MEC

LOCAL DO EVENTO:
Sala de Reuniões do Rondon Palace Hotel – Av. Jorge Teixeira, 491 – Nossa Senhora das Graças – Sala 2 Térreo. Porto velho – Rondônia

PARTICIPANTES SEE: Gleice Maria de Oliveira Moreira, Ana Cristina da Silva Farias e Maria Naderge do Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário