O Projeto UCA é destaque no Simpósio na UFAC

A equipe do projeto UCA, na semana de 7 a 11 de novembro, participou do V Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Ocidental, IV Colóquio Internacional “As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia e XV Semana de Educação da UFAC.

O Grupo de Trabalho Novas Tecnologias, liderado pela Dra. Lindinalva Nascimento, tinha várias atividades programadas como:

Minicurso Metasys Sem Mistérios, com abordagem dos aplicativos desse sistema operacional integrado às atividades curriculares, que resultou nas atividades mostradas no blog http://minicursoufac.blogspot.com/;

Apresentação de 6 posters:                          
O Desafio do UCA na Escola Marcílio Pontes: Articulando tecnologias em favor da Aprendizagem as comunicações orais, com Eudes Caetano;
A formação continuada para o uso das TIC em Acrelândia-AC, de Francisco Cordovil;
Formação continuada no Programa Ensinomédio.ac, Gleice Moreira e Rosa Braga;
Inclusão Digital no Serafim, Lúcia Melo;
Pintando o 7 com o UCA na Santiago Dantas, de Macenilda Silva;
Experiências do UCA na escola Euclides Feitosa Cavalcante, de Rosilene Onofre;


 
Comunicações orais (artigos)
O impacto das tecnologias digitais na formação continuada do professor de Lucilene Acácio e Lucilene Feitoza;
Análise das questões técnicas na formação continuada do ProUCA de Ana Cristina Farias;
Gestão do Projeto UCA no Acre: caminhos trilhados, histórias em construção, de Gleice Moreira e Naderge Nascimento;
A leitura e a Produção Textual com Blog na escola  Marcílio Pontes dos Santos, de Clevilson Oliveira;
Blogando em Língua Portuguesa, de Denice Ana Marques;
O Avanço das Políticas Públicas de Inclusão Digital: O Projeto Uca No Acre, de Maria do Carmo Lira;
O Professor e o desafio do uso das tecnologias de informação e comunicação na formação continuada, de Sandra Maria de Lima;
O UCA e a Aprendizagem, de Carlos Augusto Andrade Barbosa;
As transformações pedagógicas com a implantação do projeto UCA no Colégio de Aplicação, de Eliete Lima;

Palestra
O ponto alto do evento foi a palestra da Dra Fernanda Freire, da Unicamp, que abordou, com maestria, o tema práticas escolares e tecnologias digitais;
A presença da dr. Fernanda no estado do Acre foi além da participação no evento, pois ela é a orientadora do Acre na IES Global do Projeto UCA. A equipe ficou muito feliz de conhecê-la pessoalmente, pois as interações a distância são intensas, mas nada como conversar do jeito convencional. A professora Fernanda nos trouxe excelentes contribuições para melhoramos nossa prática como formadores do projeto UCA. Sua vasta experiência como pesquisadora do NiED nos assegura que somos privilegiados em contar com suas orientações. E certamente, as conversas dos professores das escolas do UCA que tiveram a oportunidade de trocar ideias com nossa mestra foram produtivas e fará a diferença em suas vidas profissionais.
A Dra. Fernanda esteve visitando a escola rural Dr. Santiado Dantas e ficou encantada com o depoimento dos alunos e professores dessa referida escolas que tem um ótimo trabalho de inclusão digital.

Mesa redonda
O GT das Novas tecnologias liderou um ótimo debate na mesa redonda e o computador chega às mãos do aluno: o Projeto UCA-AC que teve os seguintes tópicos abordados:

Profª. Esp. Maria Naderge do Nascimento (SEE) : Trajetória do UCA no Acre: articulando parcerias, consolidando a aplicabilidade na rede escolar.
Profª. Drª Fernanda Freire (UNICAMP) - Relações entre UCA_UNICAMP e UCA_AC.
Profª. MsC. Gleice Maria de Oliveira Moreira (SEE) – O olhar do formador sobre implicações decorrentes da formação continuada dos professores UCA.
Profª. MsC. Salete Maria Chalub Bandeira (UFAC) - Formação de professores e o desenvolvimento profissional: Uma análise da implantação do Projeto UCA no Estado do Acre (UFAC).
Profª. Drª. Lindinalva Messias Chaves (UFAC) - A preparação de alunos-professores para tempos de tecnologia.

Participação das escolas do Projeto UCA 
Foi  muito importante a participação das escolas Marcilio Pontes de Acrelândia, Santiago Dantas e do Colégio de Aplicação da UFAC que prestigiaram o evento.

Um comentário:

  1. Pessoal,

    Adorei rever nosso encontro! Parabéns a todos vocês, mais uma vez e, de novo, obrigada pelo carinho!!!!
    Abração
    Fernanda

    ResponderExcluir