Participação da equipe UCA Acre no VI Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental – V Colóquio Internacional “As Amazônias, as Áfricas na Pan-Amazônia



O evento ocorreu no período de 05 a 09 de novembro de 2012 na Universidade Federal do Acre e a equipe participou ativamente de diversas atividades como exposição de pôsteres, minicurso, apresentação de artigos e a mesa redonda:

COMUNICAÇÃO LIVRE (ARTIGOS): 

A formação continuada dos professores no cenário do projeto UCA no Acre
Autor: Gleice Maria de Oliveira Moreira  e Nelson Lina da Silva Júnior 
O Curso Formação Brasil Acre e a formação dos professores na Escola Estadual Santo Izidoro: mudança ou continuidade
Ana Cristina da Silva Farias e Salete Maria Chalub Bandeira
A formação do professor para o uso das TIC em sala de aula: uma discussão a partir do projeto piloto UCA no Acre
Darlan Machado Dorneles e Lindinalva Messisas do Nascimento Chaves
Reflexos da formação continuada de professores do projeto piloto UCA no Colégio de Aplicação da UFAC: Grupo da Polivalência – Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Eliete Alves de Lima e Salete Maria Chalub Bandeira
A aplicabilidade do laptop educacional UCA nas aulas de língua inglesa
Helio Melo da Silva Junior, Geanini Saldanha Araújo e Marileize França Mattar
A formação dos professores para o uso das TIC: concepções dos docentes de 3 escolas  do Projeto UCA/AC
Nelson Lina da Silva Júnior  e Lindinalva Messisas do Nascimento Chaves
Oficinas pedagógicas de matemática e a inclusão do computador na sala de aula
Salete Maria Chalub Bandeira, Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Vilma Luzia Sieglosh Barros e Pedro Ivo Braña
Do quadro negro ao laptop UCA:a construção e a análise de tabelas e gráficos utilizando o software KSpread no Colégio de Aplicação (CAp-UFAC)
Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Salete Maria Chalub Bandeira, Vilma Luzia Sieglosh Barros e Pedro Ivo Braña

PÔSTERES:

Operações aritméticas, leitura e escrita com o software Tux Paint: uma experiência com alunos de 2º ano da escola Getúlio Vargas
Francisca Vieira da Silva e Maria do Carmo de Lira Silva
Experiência com tecnologias digitais integradas ao currículo escolar
Lucilene Feitoza de Amorim e Aliane da Silva Nascimento


UCA-AC e Mais Educação na Escola Mariana de Oliveira :  além da cultura digital
Eder Luiz Reis da Silva e Lucilene Feitoza de Amorim
Água: fonte de vida
Regineide Gouveia de oliveira /Ana Cristina da Silva Farias
(Re)aprendendo matemática com TIC
Francisco Guedes e Clevilson Oliveira 
A Formação dos Professores para o uso das TICs nas escolas integrantes do Projeto Piloto do Acre no Acre
Darlan Machado Dorneles e Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
O professor de língua inglesa e o Laptop Educacional – UCA
Geanini Saldanha Araujo e Marileize França Mattar
Projeto de Aprendizagem como metodologia  para uso das TIC
Macenilda de Souza Silva e Sandra Maria de Lima

MINICURSOS:

- Aulas Digitais
Gleice Moreira

- Práticas pedagógicas com as TIC e a educação matemática
Salete Chalub

MESA REDONDA

A inserção das TICS nos processos instrucionais:

  • Objetos Digitais de Aprendizagem como método suplementar ao ensino, por Luciete Basto de Andrade (Universidade Federal do Acre)
  • Diálogos a distância sobre formação de professores: achados e indícios, por FernandaMaria Pereira Freire (Universidade Estadual de Campinas)
  • O desenvolvimento de novas competências e habilidades através do uso das TICS nos processos instrucionais, por Elizabeth Martines (Universidade Federal de Rondônia)
  • Infraestrutura tecnológica para os cursos de licenciatura em ciências biológicas e de tecnologia em gestão ambiental da UNINORTE, por Solange Chalub Bandeira (UniãoEducacional do Norte)
  • Políticas públicas para o acesso aos bens tecnológicos e construção da cultura digital entre os professores, por Rosa Braga (NTE-Secretaria de Estado de Educação e Esporte/Acre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário