Oficinas na Escola Santo Izidoro em Senador Guiomard - Acre

Em setembro de 2013, técnicos do NTE Rio Branco Elimar Bezerra e Rarismar Bezerra Damasceno estiveram em Brasília, onde participaram de uma reunião com os técnicos dos NTEs do Brasil. Nossos técnicos, sabendo das angústias dos gestores das escolas contempladas pelo Projeto UCA, sobre os laptops que travavam, conseguiram com os técnicos do Pará, outro sistema, o Boto Mirim.
Em outubro visitamos a Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Izidoro, município Senador Guiomard, onde propomos a troca do sistema operacional nativo Metasys pelo Boto Mirim que é uma customização de outra distribuição Gnu/Linux chamada Lubuntu (Ubuntu com LXDE). Essa troca se deu pela necessidade de um sistema operacional leve, que tivesse uma interface mais simples e que rodasse nos laptops sem travar. A partir da visita,  Rarismar Bezerra,  ministrou a oficina sobre a troca do sistema, para Ana Paula Gonzaga de Souza responsável pelos laptops, Messias Nascimento Coordenador de Ensino, Terezinha Caminha Coordenadora Pedagógica, que posteriormente fizeram a troca do sistema em 473 laptops educacionais.
Em 17 de março de 2014, aconteceu a Oficina pedagógica com o uso do laptop, tendo como disparador o vídeo da propaganda da internet 3G, para gestores e professores da referida escola, com o objetivo da apropriação das ferramentas do sistema Boto Mirim   e sensibilização dos professores para o Uso pedagógico do Laptop em sala de aula, mediada pelas formadoras: Naderge Nascimento, Maria do Carmo Lira e Lucilene Amorim, da equipe UCA/AC do NTE Rio Branco e com apoio técnico de Elimar Bezerra. A oficina foi exitosa onde os Dezesseis (16) participantes produziram Poesia, Paródia, dramatização e rescrita da propaganda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário